segunda-feira, abril 30, 2012

Eleitor tem até 9 de maio para transferir ou tirar título

Os eleitores brasileiros têm até o dia 9 de maio para transferir ou tirar o título de eleitor a tempo de participar das eleições municipais de outubro. Apenas na semana passada, mais de 80 mil pessoas procuraram os cartórios eleitorais do estado de São Paulo. Destes, 22 mil são jovens eleitores que ainda não são obrigados a votar, com idades entre 16 e 18 anos.
Os cartórios eleitorais ficarão abertos das 9h às 18h, inclusive neste feriado. O movimento ainda é tranquilo, mas nos últimos dias os eleitores podem enfrentar filas – o sistema deve ficar mais lento com a grande quantidade de pedidos.
Para tirar o título de eleitor, é preciso levar cópias e originais do RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência. Homens com mais de 18 anos também precisam apresentar o certificado de reservista. A carteira de motorista e o passaporte azul não são aceitos como documento de identidade.
Para transferência de título, é preciso levar o documento, a identidade, comprovante de residência e de votação nas últimas eleições.
A estudante Lina Lessa Lucas tem 17 anos e ainda não seria obrigada a votar, mas já quis tirar seu título. “Eu acho que é um direito meu, um dever, principalmente um direito, que eu já queria exercer”, afirmou.

Nenhum comentário: