quarta-feira, abril 25, 2012

Que dia é hoje?

                                                                  Dia do goleiro

O goleiro ou guarda-redes(em tempos antigos, também chamado arqueiro ou porteiro, no Brasil) é um atleta presente em alguns desportos coletivos, como futebol, futsal, handebol, hóquei (em qualquer dos vários tipos), entre outros.
A sua função é evitar o gol (português brasileiro) ou golo (português europeu), evitando que o clube adversário marque pontos. Justamente por ser a sua função diferente da dos demais jogadores, é protegido por regras específicas. Enquanto os demais jogadores são proibidos, na maioria dos desportos, de utilizar alguma(s) parte(s) do corpo, este pode utilizar de qualquer parte do corpo para evitar que o clube adversário atinja o gol. Mas essa permissão é restrita a uma área delimitada em torno da trave.

FATOS HISTÓRICOS
1986 Uma explosão na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, provocou a morte de 300 mil pessoas ao longo de 10 anos.

1865 John Wilkes Booth, ator americano que assassinou o presidente Abraham Lincoln, suicidou-se em um prédio em chamas.
  
1937 A cidade de Guernica, na Espanha, foi bombardeada por aviões alemães que prestaram ajuda ao ditador Franco durante a guerra civil espanhola.

1992 Os russos comemoraram a Páscoa ortodoxa pela primeira vez depois da revolução no país. Os líderes bolcheviques que assumiram o poder pretendiam banir o cristianismo.

ANIVERSARIANTES
1942 - Benedita da Silva política brasileira.
  
1963 - Jet Li ator chinês. Mestre em artes marciais.

1975 - Joey Jordison Baterista da banda Slipknot

1978 - Tato cantor do grupo de forró universitário brasileiro Falamansa.

1981 - Mariana Ximenes atriz brasileira.

Nenhum comentário: